Cobertura: 3ª Mostra Sesc de Cinema

Texto: Leonardo A. Amorim (em viagem a convite da Mostra).

Quando cineastas, críticos e estudiosos são questionados sobre o futuro do cinema brasileiro, alguns são mais pessimistas e outros poucos são otimistas, mas a tendência de resposta é a incerteza sobre esse dito futuro. E é nesse período de sucateamento de todo o progresso do cinema brasileiro realizado nos últimos anos, de vilanização e desfiguração do que é o cinema para esse país e o que ele realmente pode oferecer ao Brasil – tanto ao seu povo na forma cultura e a sua economia enquanto indústria – que a 3ª Mostra Sesc de Cinema ocorre.

Algo especial que diferencia a Mostra Sesc de outros festivais pelo país não é somente uma questão de escopo, já que ela conseguiu ser dos maiores eventos do tipo no ano devido a dificuldades de financiamento, com uma programação que dura 10 dias oferece oficinas e sessões especiais, mas ela já rompe com outros a partir da sua metodologia de curadoria.

Há uma palpável preocupação em representar o Brasil, um Brasil que não tem tantas chances de ser visto. Foi requisito que houvesse 6 filmes de cada região, o que faz da Mostra Sesc um panorama amplo de Brasil. Ter a presença de filmes do norte a sul do Brasil faz com que se materialize discrepâncias entre abordagens e condições das regiões brasileiras. Não é sobre os “melhores filmes”, inclusive há um interesse naquilo que foi desvalorizado e deixado de lado por outros festivais, porque isso busca uma louvável pluralidade de imagens, pluralidade de percepções.

“Esta é uma iniciativa de valorização da produção audiovisual nacional. A Mostra conta com representantes de todas as regiões do país e amplia o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade contemporânea”, explica Marco Aurélio Fialho, assessor de cinema do Departamento Nacional do Sesc.

As produções circularão por todas as regiões do país até o dia 15 de dezembro, com cada estado apresentando os filmes que serão vistos em Paraty assim como aqueles de sua etapa regional. Em Alagoas, a terceira edição da Mostra Sesc de Cinema terá início nessa quarta (06) em Maceió no Sesc Centro às 12:30, confira a programação completa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*