Cobertura: Circuito Penedo de Cinema 2022

Texto: Rosana Dias. Imagens: Hygor Peixoto (destaque) e Nathalia Bezerra.

Realizado no período de 14 a 20 de novembro de 2022, o Circuito Penedo de Cinema foi composto pelo 15º Festival do Cinema Brasileiro, 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, 12º Encontro de Cinema Alagoano, 12ª Mostra de Cinema Infantil, além de oficinas e debates com os realizadores. 

As sessões foram realizadas na Praça 12 de Abril e este ano, com maior parte das sessões, abertura e também com debates, no Centro de Convenções Zeca Peixoto, antigo Cine São Francisco. 

O encanto de termos exibições em um local apropriado e com valor histórico, assim como tudo o que permeia a Cidade de Penedo, fez do Circuito algo maior, recebendo realizadores, atores, atrizes, produtores e artistas de várias regiões do Brasil. Este ano o Circuito inseriu em sua programação a sessão Quarta Macabra, lotando a praça 12 de Abril à meia noite e a Mostra Internacional de Cinema Socioambiental. Com sessões presenciais e online, houve também apresentações musicais de bandas locais e grupos artísticos, oportunizando uma maior diversidade na programação. 

Percebemos que a comunidade ainda está em processo de adaptação e aceitação quanto ao novo local de exibição, o Centro de Convenções Zeca Peixoto, pois foram longos anos frequentando tanto o Theatro Sete de Setembro, quanto a Praça 12 de Abril, para assistir aos filmes. Esperamos, no entanto, que a população tome para si este espaço, e que faça dele um bom uso, não apenas para as exibições de filmes, que outros eventos também ocorram ali, que a classe artística de Penedo faça deste espaço um local para suas futuras apresentações. 

Maior parte dos realizadores que ali estiveram e que exibiram suas obras audiovisuais no Centro de Convenções, puderam ver pela primeira vez sua obra sendo exibida em um telão, pois participaram apenas de mostras e festivais online. Ainda há um resquício de pandemia, as pessoas precisavam estar em contato com outras, compartilhar de suas experiências e de seus olhares sobre suas produções. Os debates com os/as curta-metragistas, que foram realizados na Casa da Aposentadoria, foram enriquecidos e acalorados com a presença tanto do público quanto de demais realizadores. Tendo pessoas de diferentes Estados do Brasil, sotaques, visões, produções, experimentações, saberes e fazeres que se misturaram. Filmes que foram gravados com celulares até grandes produções, houve também as exibições de longa metragem e debates com seus realizadores. 

O Circuito encerrou com a entrega dos prêmios, com troféu e um valor em dinheiro para os grandes vencedores. Mas, sabemos que todos que ali estiveram com suas produções foram vencedores de algum modo, pois viver de arte e com a arte em um país que passou e passa por um desmonte na Cultura, é viver com resistência.  

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*