COBERTURA | Circuito Penedo de Cinema: Quinto dia

Texto por Janderson Felipe e Leonardo Amaral. Revisão: Larissa Lisboa. Fotos: Divulgação.

O quinto dia do Circuito Penedo de Cinema foi marcado pelo encerramento do 7º Festival de Cinema Brasileiro, seguido de bate-papo com a atriz Clarisse Abujamra sobre o filme Como Nossos Pais (Lais Bodanzky), e logo depois a exibição de Joaquim (de Marcelo Gomes), em que o produtor João Vieira Jr. esteve presente para um bate-papo.

Representantes dos filmes da última sessão do Festival de Cinema Brasileiro. Foto: Paulo Accioly

A última sessão da mostra competitiva se mostrou bem diversa em sua temática, passando por especulação mobiliaria, colonização, legado e memória. Começando com Frequências (de Adalberto Oliveira), que se destaca na sessão por sua fotografia contemplativa e pungente ao apostar em símbolos marcantes para lidar com a perca da identidade de Olinda ao longo dos anos. Um filme que conversa com Maceió e cidades costeiras do Nordeste ao lidar com o predatorismo imobiliário e exclusão social de grupos formadores da região. Dois filmes presentes na exibição se concentram em legado, o primeiro, Flecha Dourada (de Cintia Domit Bittar), ao apresentar o resgate das memórias de lutadores de catch catarinense, fazendo-os revivê-las com humor e apresentando ao público de forma estilizada. Já o segundo, Uma Balada Para Rocky Lane (de Djalma Galindo), um retrato da decadência da era cinéfila da cidade de Arcoverde, com a perda de seu cinema de rua, guiado pela figura de Rocky Lane, que tomou o nome do famoso personagem, e apesar de a obra apresentar uma montagem maçante em sua primeira metade, por se preocupar em contextualizar a cidade, o filme ganha força, justamente, do meio para o final, ao focar em seu personagem-título. A programação também contou com mais um filme alagoano, Tupi Or Not Tupi (de Nara Normande, Renata Claus e Erivelto Souza), uma animação em stop motion que revisa episódios da história alagoana sobre índios Caetés canibais de Coruripe e o Bispo Sardinha, refletindo a natureza colonizadora da coroa portuguesa.

O Circuito Penedo de Cinema, segue com sua programação, às 19:30 com exibição de Tatuagem (de Hilton Lacerda) às 19:30 com a presença do diretor Hilton Lacerda e o ator Irandhir Santos, encerrando com a Cerimônia de Premiação, às 22:30.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*