Crítica: Delas (dir. Karina Liliane)

Texto: Isabela sales, Larissa Ferreira, Letícia Melo e Tatiely de Holanda. Revisão: Kátia Barros

O filme Delas é um documentário onde Karina Liliane, em sua estreia na direção, busca mostrar a trajetória de luta e empoderamento da mulher no audiovisual em Alagoas. Por meio de entrevistas realizadas com dez profissionais mulheres do cinema, é possível perceber o enraizamento do machismo no setor que torna a caminhada profissional delas mais árdua se comparada com a dos homens.

Através do registro afetuoso da criação e produção do filme, notamos a metalinguagem se formar ao falar de cinema fazendo cinema; a quebra da quarta parede nos transporta para o lugar de intimidade com as protagonistas com maestria. 

Ao sermos postas de frente com o outro lado das lentes fica mais instigante ouvir os relatos de resiliência e sonhos dessas mulheres.

Cheio de sensibilidade, Delas é um maravilhoso registro da experiência e trajetória de Karina e das entrevistadas, dos anseios e receios que as acompanham, mas também é um incentivo para que mais mulheres coloquem em prática seus olhares e vozes no cinema brasileiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*