Documentário sobre masculinidade negra estreia no dia 09 de maio em Maceió

Texto: assessoria de comunicação da Borboleta Filmes. Imagens: divulgação

Lançamento será acompanhado por debate e contará com a participação do cineasta alagoano Rafhael Barbosa

O documentário “A Serena Onda que o Mar me Trouxe” estreia em Maceió no próximo dia 09 de maio, abordando uma narrativa sobre os estigmas sociais que permeiam a masculinidade negra. Sob a direção de Edson Ferreira e distribuição da Borboletas Filmes, o filme estreia no Cine Arte Pajuçara e fica em cartaz até 15 de maio. Após a passagem por festivais nacionais e internacionais, o filme segue sua carreira no circuito comercial nas salas de cinema de várias capitais do país.

A Serena Onda que o Mar me trouxe é o filme mais íntimo de Edson Ferreira. Ele narra a trajetória do pai, Edson Silva. Homem negro, pobre, nascido na periferia de Aracaju, que ganharia o mundo ao ingressar na Marinha, nos anos 1940. Um homem aparentemente comum, que foge dos estereótipos de violência, e se destaca pelo dom em valorizar as pessoas, gerando impactos na vida de quem o conheceu.

O documentário mergulha com sensibilidade na intimidade de uma família por meio de fotos, cartas e entrevistas com parentes e amigos. O público é imerso em uma atmosfera de conversa descontraída, permitindo uma conexão genuína com a figura de Edson-pai, enquanto o Edson-filho faz uma reflexão profunda sobre os estigmas sociais presentes em sua própria trajetória.

Edson Ferreira é profissional das artes, atuando como ator, cineasta e roteirista. Ao longo de duas décadas de carreira, esteve na direção de longas-metragens, incluindo “Areia” (2024), “A Serena Onda que o Mar me Trouxe” (2023) e “Entreturnos” (2014), este último co-produzido pelo Canal Brasil, o que o consagrou como o primeiro diretor negro a comandar um longa-metragem de ficção no estado do Espírito Santo. Edson também dirigiu diversos curtas, videoclipes e séries. Agora, ele conta a história do amor de seu pai pelas pessoas e o impacto transformador que ele exerceu ao longo de sua vida.

A Serena Onda que o Mar me Trouxe é uma produção Filmes da Ilha, dirigida por Edson Ferreira e com distribuição da Borboletas Filmes. Os recursos são da Lei Paulo Gustavo, via Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

O que: Estreia do filme “A Serena Onda que o Mar me Trouxe” (2023), de Edson Ferreira, seguido de bate-papo com o diretor e mediação do cineasta Rafhael Barbosa

Quando: 9 de maio (Quinta-feira)

Local: Cine Arte Pajuçara: Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara, Maceió – AL

Ingressos: R$ 10

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*