Filme alagoano ‘Infantaria’ é finalista da maior premiação cinema do país

Texto: Aguda Cinema


Curta filmado na Barra de São Miguel representa Alagoas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em que concorrentes são selecionados pela Academia Brasileira de Cinema

Seis curtas-metragens nacionais foram selecionados pelos membros da Academia Brasileira de Cinema como finalistas do prêmio de Melhor Curta-Metragem Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Entre eles, o curta alagoano “Infantaria”, que tem sido reconhecido em um circuito de festivais brasileiros e internacionais desde o seu lançamento. O filme é dirigido por Laís Santos Araújo, produzido por Pedro Krull, e tem assinatura de diversos alagoanos, como Lyara Cavalcanti (diretora de arte) e Leo Bulhões (direção de som). A cerimônia de premiação, que definirá o vencedor do prêmio, será realizada no Rio de Janeiro, no dia 23 de agosto, e transmitida nacionalmente pelo Canal Brasil.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, também conhecido como Prêmio Grande Otelo, é outorgado anualmente e tem como intenção celebrar a excelência das obras e dos profissionais. Diferente de outras premiações, no GP quem escolhe as obras premiadas são os próprios profissionais do cinema, com a missão de reconhecer as qualidades artísticas e técnicas das obras e artistas. O GP é dividido em duas fases: indicação (feita por associação de críticos, festivais de cinema e entidades do audiovisual) e premiação (feita através de votação interna dos membros da academia em cédula eletrônica).

Além de “Infantaria”, estão concorrendo na mesma categoria estão os filmes “Fantasma Neon” (RJ), “Último Domingo” (RJ), “Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo” (SP), “Sobre Amizades e Bicicletas” (PR) e “Big Bang” (MG/RN). Infantaria, filmado na Barra de São Miguel, é um filme financiado pela Lei Aldir Blanc e patrocinado pelo Sebrae/AL através de seu Edital de Distribuição de Obras. O filme é coproduzido pelas produtoras alagoanas Aguda Cinema e Estranha Força, e tem a norte-americana FiGa Films como agente de vendas internacionais.

Trajetória e equipe

Após estrear no Olhar de Cinema (Festival Internacional de Curitiba), “Infantaria” seguiu por grandes festivais brasileiros, como o Festival Iberoamericano de Cinema (CineCeará), onde foi laureado com Melhor Direção, Prêmio da Crítica de Melhor Curta e o Troféu Samburá de Melhor Curta, e o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema), em que foi premiado com Melhor Direção e o Grand Prix de Melhor Filme, prêmio que deixou o filme elegível a uma vaga no Oscar. Internacionalmente, estreou em um dos mais importantes festivais do mundo, o Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), e foi premiado pelo júri oficial como Melhor Filme de sua sessão (Generation 14Plus).

O filme é composto por elenco totalmente alagoano, entre eles três crianças que nunca haviam atuado no cinema – Ana Luiza Ferreira, Karolayne Raíssa e Francisco Nunes – que contracenam com Ane Oliva, atriz consagrada na cena alagoana e com experiência em diversos filmes nacionais. Além de ter Laís Santos Araújo na direção, roteiro e edição do filme e Pedro Krull na produção executiva e direção de produção, a obra possui em sua equipe técnica profissionais como Wilssa Esser (diretora de fotografia), cuja equipe foi formada por Renata Baracho, Letícia Batista e Sylara Silvério; Maysa Reis e Pethrus Tibúrcio (assistentes de direção); Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso (arte), Marcos Broa e Alexandre Aranha (gaffer), Bibi Soares e Thales Dimitri (produção); Leo Bulhões, Pedro Macedo e Lucas Caminha (som); Marcos André Caraciolo (colorização e DCP) e Nataska Conrado (artes gráficas).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*