Lançamentos E-book Festival Alagoanes: 100 anos de Audiovisual em Alagoas

Texto: Larissa Lisboa. Revisão: Karina Liliane

O E-book “Festival Alagoanes: 100 anos de Audiovisual em Alagoas” – que reúne críticas, coberturas e textos desenvolvidos a partir do Festival que celebrou o centenário do audiovisual alagoano, será lançado no dia 09 de novembro de 2022 às 20 horas em encontro online transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Alagoar.

A live de lançamento do e-book com mediação de Tatiana Magalhães reúne os organizadores e autores: Roseane Monteiro, Karina Liliane e Guilherme de Miranda Ramos, junto a alguns dos vinte autores dos textos reunidos na obra digital como Larissa Lisboa, Fabio Cassiano e Hellen Araújo.

O Festival Alagoanes é um projeto elaborado por Larissa Lisboa e Karina Liliane, contemplado pelo Prêmio Professor Elinaldo Barros (2020), que contou com o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Foi realizado em sua primeira edição no formato online e gratuito, entre 22 de março e 20 de abril de 2021, teve sua curadoria composta por 94 filmes realizados e produzidos por alagoanes e/ou residentes em Alagoas, realizou debates online (disponíveis no Youtube), e também ofereceu cinco ações formativas entre fevereiro e maio do mesmo ano.

Com o objetivo de registrar o Festival, estimular a construção de textos sobre os filmes que foram exibidos e investir na difusão do audiovisual alagoano foi prevista a construção do e-book “Festival Alagoanes: 100 anos de Audiovisual em Alagoas”, que contou com Guilherme Miranda, Karina Liliane e Roseane Monteiro à frente do processo de sua organização, e que o dedicam ao público e a todas as pessoas que colaboram com o audiovisual loca. O ebook presta homenagem a dois inegáveis guardiãos da memória do audiovisual, o crítico e professor Elinaldo Barros (1946 – 2021) e o produtor e cineasta Pedro da Rocha (1957 – 2021).

Essa obra digital conta com textos reunidos em seis capítulos, entre eles está o capítulo “Cobertura do Festival” no qual estão reunidos comentários sobre os 94 filmes exibidos no Festival, construídos por Beatriz Vilela, Fabio Cassiano, Larissa Lisboa, Roseane Monteiro e Tatiana Magalhães. 

Reúne 25 críticas inéditas criadas por Hellen Araújo, Joelma Araujo, Karlla Sart, Matheus Costa, Matheus Santos, Thame Gomes Ferreira e Vanderléia Cardoso que participaram da oficina de Crítica de arte ministrada por Guilherme Miranda que visou estimular o acompanhamento do Festival Alagoanes e a construção de textos sobre os filmes exibidos.

Também abriga os textos Cinema em Alagoas: a construção poética do audiovisual chega ao seu centenário (Emanuella Lima), Festival Alagoanes: processo, pesquisa e formação (Larissa Lisboa), e Festival Alagoanes em números (Karina Liliane). Além da Carta da Curadoria do Festival Alagoanes (com autoria de Allexandrëa Constantino, Benjamin Vanderlei, Jessica Conceição, Wanderlândia Melo e Ziel Karapotó) e um índice dos filmes exibidos.

 

Ficha Técnica do E-book “Festival Alagoanes: 100 anos de Audiovisual em Alagoas”

Organização GUILHERME DE MIRANDA RAMOS, KARINA LILIANE e ROSEANE MONTEIRO VIRGINIO 

Autores ALLEXANDRËA CONSTANTINO, BEATRIZ VILELA, BENJAMIN VANDERLEI DOS SANTOS, DAYVISSON MATHEUS, EMANUELLA LIMA, GUILHERME DE MIRANDA RAMOS, HELLEN ARAÚJO, JÉSSICA CONCEIÇÃO, JOELMA ARAUJO, JOSÉ FABIO CASSIANO DOS SANTOS, KARINA LILIANE, KARLLA SART, LARISSA LISBOA, MATHEUS COSTA, ROSEANE MONTEIRO VIRGINIO, TATIANA MAGALHÃES FLORÊNCIO, THAME FERREIRA, VANDERLÉA CARDOSO, WANDERLÂNDIA MELO e ZIEL KARAPOTÓ

Projeto gráfico e diagramação FLÁVIA CORREIA / BOMBIX ART STUDIO 

Ilustrador WEBER SALLES BAGETTI 

Produção LARISSA LISBOA e ROSEANE MONTEIRO 

Assessoria jurídica MILLA PASAN 

Ficha catalográfica JANIS CHRISTINE e ANGELINA CAVALCANTE 

Revisão ortográfica, gramatical e ABNT FÁTIMA CAROLINE P. DE ALMEIDA RIBEIRO

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*