Maysa Reis Indica

Texto: Maysa Reis*.

O cinema de Alagoas vive um momento promissor em 2020. O investimento público e humano na produção do nosso estado está em alta. Diante deste cenário, onde estão as realizadoras mulheres do nosso audiovisual? Quem são elas? E existe filme alagoano e ainda mais feito por uma diretora? Existe e são alguns muitos! Resolvi apresentar uma curadoria de diretoras alagoanas para todo aquele que tiver interesse de conhecer a obra do nosso cinema feminino. É um panorama contemporâneo, de 2012 até 2018, mas que representa a força deste cinema.

Já que não conseguimos ter acesso ao primeiro filme que se tem registro de uma diretora alagoana, A prece do Mendigo (1979) de Ana Severina Conceição, vamos mergulhar nas mulheres do cinema contemporâneo e em suas narrativas. Diretoras estreantes e consagradas estão juntas. Veremos filmes que abordam a cidade e suas vivências, como Todavia (2012), Minha Palavra é a Cidade (2016) e Cidade Líquida (2015). Mas também temos filmes que abordam as questões do feminino como Parteiras (2018), Menina (2013) e o Delas (2017) que dialoga sobre a realização de mulheres no cinema de Alagoas. Para concluir, temos um cinema lúdico em Coração sem freio (2018) e no Ana Terra (2019) que nos apresentam personagens femininas ímpares! Além de ter em sua realização mulheres estreantes, sendo filmes que são frutos de oficinas recentes de cinema.

Espero que todos consigam assistir esses filmes incríveis e que contam nossa trajetória até aqui. Alguns estão onlines e disponíveis aqui no Alagoar. Mas alguns seguem carreira em festivais ou ainda não estão livres para visualização. Mesmo assim, insisto para que não desistam de tentar ver esses filmes na primeira oportunidade que surgir. Boa sessão de cinema alagoano realizado por mulheres! <3

Todavia (online)

Minha Palavra é a Cidade

Cidade Líquida (online)

Delas

Coração sem freio

Ana Terra

Parteiras (online)

Menina (online)

*Maysa Reis é mestranda em Cinema e Narrativas do Contemporâneo no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da Universidade Federal de Sergipe onde pesquisa a imagem da mulher no cinema nordestino. Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e concluindo o curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Aspirante à realizadora audiovisual na direção, roteiro e continuidade. Integrou projetos de audiovisual nos cursos de comunicação e pesquisa a imagem das personagens femininas no cinema nordestino. Já realizou sete curtas-metragens, sendo diretora e roteirista em Menina (2013) com parceria de Amanda Duarte. Produz a Mostra Sururu de Cinema Alagoano desde 2017. Atualmente é integrante do Mirante Cineclube e do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*