Mostra Que Desejo começa nesta segunda-feira (13): confira a programação completa

Texto: Maysa Santos. Imagens: divulgação

Online, a mostra de cinema exibe filmes que abordam a sexualidade, o gênero e o desejo

Entre os dias 13 a 19 de setembro, no site do Mirante Cineclube (www.mirantecineclube.com.br), a Mostra Que Desejo estará online. São 13 filmes, que formam 3 sessões: Pagando de Sonsa, No Cru do Nu e Éjó na Terra. Para assistir, basta acessar o site, gratuitamente. Além das sessões, a mostra promove um debate entre os curadores e conversas temáticas que ocorrem em transmissão pelo YouTube e em salas do Zoom.

A Mostra Que Desejo é uma realização do Mirante Cineclube, que desde 2017 realiza sessões e encontros de cinema em Maceió. Em 2019, o Mirante promoveu a sessão especial de Cinema Queer, que agora se torna uma das mostras realizadas pelo cineclube, ganhando corpo e atividades paralelas, com uma programação que promove espaços de visibilidade e debates sobre sexualidade, gênero e desejo.

A seleção dos filmes foi feita por curadores reconhecidos nacionalmente e que foram convidados a integrar junto com o Mirante Cineclube um trio de curadoria. São eles: Carol Almeida, doutora em Comunicação pela UFPE, além de curadora de festivais como o Olhar de Cinema, Recifest, Mostra Sesc de Cinema e Mostra de Cinema Árabe Feminino; Felipe André Silva, cineasta, preparador de elenco e curador em festivais como a Mostra Tiradentes e o Recifest; e Leonardo Amorim, cineasta, produtor cultural e integrante do Mirante Cineclube.

A programação também inclui conversas e mesas com temas que vão do processo curatorial das exibições até a transgeneridade no cinema. Para participar destas atividades, os interessados devem se inscrever por meio de formulários que estão disponíveis nas redes sociais do cineclube. Todas as atividades são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
13 A 19 DE SETEMBRO
FILMES DISPONÍVEIS ONLINE
mostraquedesejo.mirantecineclube.com.br

13/09 – às 15h
Mesa de Curadoria
com Carol Almeida, Felipe André Silva e Leonardo Amaral.
Ativa o sininho: https://www.youtube.com/watch?v=O2Vzy1ls75Q

16/09 – às 19h30
Conversa com Léa Santana
Quando elas assumem a direção: narrativas subversivas em mídias obscenas
Descrição: Partindo da observação e análise de filmes pornográficos, espaço privilegiado para representações do desejo sexual, dos fetiche, do universo das sexualidades,  vamos discutir como as mídias são usadas para vilanizar as identidades LGBTQI, mas também podem ser arenas de trânsitos para construção de narrativas e subjetividades positivas.
Inscrições: https://forms.gle/hpxPS7P4pYQFBYEy5

17/09 – 19h30
Conversa com André Antonio
Construindo “Vênus de Nyke” – uma partilha do processo criativo do filme Vênus de Nyke
Descrição: Desde a pesquisa, escrita do roteiro, uso de referências e ensaios até o processo de filmagem, montagem e finalização. Através de um diálogo com os participantes, a ideia é tentar entender como o filme dialoga com os debates acerca da sexodissidência em filmes brasileiros contemporâneos.
Inscrições: https://forms.gle/Df4DFQCx6qnZkoJC6

18/09 – às 15hrs
Conversa com Noá Bonoba
Transgeneridade e Cinema
Descrição: Essa palestra nasce de uma percepção da ausência de pessoas trans e travestis no mercado de trabalho do audiovisual.
Inscrições: https://forms.gle/67wfSYXz7fzJr4gN9

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*