Mostra Quilombo abre sua programação oficial nesta quarta com première de longa-metragem premiado internacionalmente

Texto: Divulgação Mirante Cineclube

“O dia que te conheci” será exibido gratuitamente, no Arte Pajuçara, com a presença do diretor André Novais

A V edição da Mostra Quilombo de Cinema Negro, realizada pelo Mirante Cineclube, tem início nesta quarta-feira, 29 de novembro, às 20h30. Até o próximo sábado, as noites do Centro Cultural Arte Pajuçara contam com a apresentação de curtas-metragens realizados por pessoas negras e indígenas de todo o Brasil. Para dar início às atividades, será exibido pela primeira vez no Estado um dos filmes mais aclamados do ano, o longa “O Dia que te conheci”, do diretor mineiro André Novais. Juntamente com a diretora de arte do filme, Esther Az, Novais estará presente durante a apresentação para uma conversa com o público. A entrada é gratuita, limitada à capacidade do cinema.

Segundo o produtor Janderson Felipe, trazer esse filme para a abertura da Mostra tem um significado muito especial. André Novais é um dos diretores mais premiados da atualidade, e seu novo longa vem colecionando elogios, tendo sido premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio. A Mostra Quilombo também trouxe outro cineasta renomado para sua programação: o cearense Déo Cardoso, diretor de “Cabeça de Nêgo”, esteve durante toda a semana passada ministrando um laboratório de imersão criativa em audiovisual.

Segundo Fábio Cassiano, um dos curadores da Mostra, foram 158 filmes inscritos, dos quais foram selecionados 15. Esses curtas-metragens serão exibidos de quinta a sábado, a partir das 19h. “Além disso, teremos apresentações especiais antes das projeções e uma exposição de fotografias e ilustrações de artistas negros e indígenas no salão e no hall do Arte Pajuçara”, conta Fábio.

Apesar de a abertura oficial acontecer nesta quarta, as atividades do evento tiveram início dia 30 de setembro, com uma imersão na comunidade Karapotó Terra Nova, em São Sebastião. A parceria com a comunidade rendeu um filme que será apresentado ao público no sábado (02). Além disso, foram realizadas exibições em escolas, oficinas e seminário acadêmico.

A V Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena é uma realização do Mirante Cineclube, com patrocínio da Secult-AL, através do VI Edital de Incentivo ao Audiovisual – Prêmio Pedro da Rocha. Tem o apoio da Setur-AL, Céu Vermelho Fogo Filmes, Novo Jardim: livraria e Café, restaurante Ôxe!, Neabi-Ufal e Escola Técnica de Artes. Todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.

Programação:

29/11 – 20h – Premiere alagoana do Longa-metragem O Dia que Te Conheci, com a presença do diretor André Novais Oliveira e a diretora de arte Ester Az –

30/11 – 19h30 – apresentação cultural – Joelma Ferreira apresenta CHEIA e sessão de abertura – e 1ª sessão dedicada a produção indígena e negra do Brasil contemporâneo. 

Filmes:

Espelho – Direção: Luciana Oliveira, Sergipe.

Emerenciana –  Direção: Larissa Nepomuceno, Paraná.

Um Maço de Firmeza. Direção: Nick Sanches, Ceará.

Encruza – Direção: Plínio Gomes, Bahia.

Mãri hi – A Árvore do Sonho – Direção: Morzaniel ?ramari, , Roraima.

01 de dezembro – 19h30 – apresentação poética com Lucas Litrento, Richard Plácido e Érika Santos e 2ª sessão dedicada a produção indígena e negra do Brasil contemporâneo; 

 

Filmes:

Essa terra é meu quilombo – Direção: Rayane Penha, Amapá.

Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando –  Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, Roraima.

NADA HAVER – Juliano Gomes, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Um dia ela amanheceu assim – Direção: Ticiane Simões e Elizabeth Caldas, Alagoas.

NOSSA MÃE ERA ATRIZ – Direção: André Novais Oliveira e Renato Novais, Minas Gerais.

02 de dezembro – 19h30 – exibição do filme produzido na Aldeia Karapotó Terra Nova e 3ª sessão dedicada a produção indígena e negra do Brasil contemporâneo; 

Filmes:

Yuri u xëatima thë – A Pesca com Timbó – Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, Roraima.

Surpresa! – Direção: Jorge Filho, Pernambuco.

REMENDO. Direção: Roger Ghil (GG), Espírito Santo.

Ramal. Direção: Higor Gomes, Minas Gerais. 2023.

Vão das Almas. Direção: Edileuza Penha de Souza, Santiago Dellape. Distrito Federal

30 de novembro a 2 de novembro – Exposição de Artes Visuais no Hall do Arte Pajuçara;

01 de dezembro – 15h – Reunião Apan Alagoas

02 de dezembro – 14h – Apresentação do Mapa do Cinema Negro e Encontro das Mostras de cinemas negros e indígenas do Nordeste

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*