Mulheres no Audiovisual: Weboficina de Crítica cinematográfica

A weboficina de crítica cinematográfica teve como objetivo proporcionar a reflexão, escrita, ampliação dos sentidos, o prazer estético e leituras de textos críticos cinematográficos. Pensando na aproximação entre mulheres (cis, trans e pessoas não-binárias) estudiosas do audiovisual e instigadas por esta linguagem e no compartilhamento e democratização de saberes, visando o processo do fazer da escrita crítica, além de voltar o olhar para a produção e consumo do audiovisual. Contou com três módulos/oficinas realizados nos dias 14 e 15/10 das 19h às 22h e 16/10 das 14h às 18h; 21, 22 e 23/10 das 19h às 22h; 25 a 29/10 das 19h às 22h, totalizando 40 horas.
O Projeto teve o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Juventude, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


CRÍTICAS E CIA (criadas pelas alunas)


Ministrantes:

Dayane Teles – atriz, formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade Propaganda e Especialização em Metodologia do ensino das artes, ex-Coordenadora do Ponto de Cultura Corredor da Cultura (Arapiraca-Alagoas), participou em 2010 e 2013 da Cobertura Colaborativa das Teias, (A Teia é o encontro nacional dos Pontos de Cultura, e também encontros regionais das entidades que integram o Programa Cultura Viva) promovidas pelo Minc – Ministério da Cultura, trabalhou efetivamente com projetos e ações voltadas as mulheres, no Memorial da Mulher Ceci Cunha – Arapiraca, participou da Direção Coletiva do Filme Ana Terra, recentemente teve seu projeto de curta aprovado no edital da Ancine e participou como atriz de vários outros curtas na cidade de Arapiraca e Maceió. Desde 2013 ministra aula de História da Arte, nas escolas públicas, municipais, estaduais e particulares de Arapiraca. Ministrou a oficina: “A Representabilidade da prática Cineclubista e das análises fílmicas na Construção do olhar feminino no cinema”.

Larissa Lisboa – possui graduação em Jornalismo e especialização em Tecnologias Web para negócios. É idealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. É diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, e em ministrar oficinas em audiovisual. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Ministrou a oficina: “Mulheres, câmera e escrita” – Panorama da presença das mulheres na filmografia alagoana, e sobre o que foi escrito sobre elas e seus filmes.

Rosana Dias – graduada em Relações Públicas, especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado. Produtora Cultural, nasceu em Maceió, mas atualmente mora em Arapiraca(AL), Projeto A Jornada da Heroína e as Treze Anciãs (Prêmio Ações de Transmissão de saberes e técnicas voltadas ao Patrimônio Cultural – Lei Aldir Blanc), Analista em Cultura, Analista em Audiovisual e Produtora Cultural na Unidade Sesc Arapiraca (2011-2019), escreve para o site Alagoar. Ministrou a oficina: “Audiovisual: Mulheres, escrita crítica e espaços transformados.”

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*