O áudio do visual: Emmanuel Miranda fala sobre experiência com oficina Som para Vídeo

Texto: Emanuella Lima. Revisão: Larissa Lisboa Imagem: divulgação.

A oficina faz parte das ações formativas do Webinário Cultura e Cinema 

O Studio Magic Room em parceria com o Alagoar, realizou de 01 a 05/02, a Oficina Som para Vídeo, ministrada pelo produtor de som, Emmanuel Miranda. A oficina fez parte das ações formativas do Webinário: Cultura e Cinema, idealizado pelo Alagoar e contemplado no edital  nº 18/2020 – Prêmio Vera Arruda.

Durante o período, a ação contou com a participação de diretores, produtores, atores e apreciadores da cultura e do cinema alagoano. As ações formativas do Webinário: Cultura e Cinema foram compostas por sete oficinas que trouxeram para o público experiências distintas, mas todas elas voltadas para o âmbito da criação artística e cultural.

O instrutor Emmanuel Miranda, em entrevista ao Alagoar contou um pouco sobre a experiência de ministrar a Oficina Som para Vídeo e como o áudio para cinema têm sido pensado como algo importante para quem trabalha com audiovisual.

“A experiência foi bem bacana, o curso de áudio, basicamente, é um curso que não é novo para mim, é um curso que já venho elaborando há um bom tempo, ele já tá meio que formatado e eu geralmente adapto a novas coisas.  A grande ideia do curso na verdade não é  falar sobre áudio voltado pro pessoal do som, mas, um áudio voltado para o pessoal de vídeo, para que eles compreendam o funcionamento da coisa, na verdade o workflow, a ideia é justamente fazer com que eles tenham uma noção do áudio para cinema e perceber como é importante o áudio”, ressaltou Emmanuel.

Apresentação da oficina Som para Vídeo ministrada por Emmanuel Miranda.

Emmanuel ainda falou sobre a importância de visualizar as etapas e os processos de áudio, mesmo em pequenas produções.

“Perceber também como o áudio é bem cuidado ,as etapas que são feitas e a quantidade de profissionais envolvidos, a gente tá falando de uma  grande produção, nas menores a gente acaba fazendo de tudo um pouco, basicamente isso”, destacou.

Ainda sobre a experiência com o curso, o instrutor falou sobre os dilemas e falta de valorização do áudio em produções cinematográficas, destacando assim, que as mudanças nessa visão influenciam diretamente na qualidade das produções.

“Sempre bom a gente vê  que o áudio para cinema, o áudio para vídeo, que essa nossa parte do áudio do visual, ultimamente têm crescido bastante , o pessoal está aprendendo a dar um pouquinho mais de valor e não está ficando tão pra trás, na hora da gente montar um filme. Ele já está deixando um pouquinho de ficar de lado, porque antigamente tinha muito disso, a gente sempre esquecia do áudio, agora não está mais assim, não está 100% , mas já está melhorando”, frisou Emmanuel.

Emmanuel Miranda e os participantes da oficina Som para Vídeo.

Por fim,  Emmanuel destacou a participação dos inscritos na oficina, “A  experiência foi muito boa, uma galera muito bacana, gente que eu já conhecia, gente nova, mas no fundo é todo mundo da área, isso que é legal vê todo mundo querendo aprender um pouco mais sobre essa parte do cinema”, finalizou.

Vale lembrar, que a segunda etapa do Webinário, acontece de 16 a 19 de fevereiro, esse momento será composto por encontros com os realizadores das oficinas, abertos ao público e transmitidos pelo canal do Youtube do Alagoar.

O Webinário: Cultura e Cinema conta com apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*