Obra audiovisual interativa representa Alagoas no festival Ecrã

Texto escrito por Amanda Duarte (colaboradora)
Imagem: EuMedeia/Divulgação

Uma teia construída a partir de fluxos criativos na órbita de Medeia. É assim que a atriz e bailarina Valéria Nunes descreve a plataforma audiovisual interativa de sua autoria que está disponível para visitação até este domingo (9) dentro da programação do festival Ecrã. “EuMedeia” representa Alagoas na sétima edição do evento carioca acompanhada de obras audiovisuais experimentais de diferentes partes do mundo.

Medeia é a feiticeira retratada na controversa peça dramática escrita por Eurípides na Grécia Antiga. Foi a inspiração para a criação de “EuMedeia”, mas de acordo com Valéria a intenção nunca foi trabalhar o mito descrito na tragédia grega ao pé da letra. “A ideia sempre foi pensar na Valéria, na artista, na mulher, nas Medeias que todas nós carregamos e nas revoltas e renúncias que Medeia propõe”, revela a artista.

A obra alagoana, além de ser “um mergulho no mito da mulher que teve a coragem de aceitar seu poder”, como afirma Valéria, é um universo híbrido construído a partir de experimentos cênicos, performáticos, ritualísticos, visuais e tantos outros.

O trabalho foi contemplado pelo Prêmio Eric Valdo (Secult/AL), sendo produzido pela associação Saudáveis Subversivos com recursos da Lei Aldir Blanc. Contou, ainda, com o apoio da produtora Grão Filmes. Inicialmente se propunha a ter características mais dramatúrgicas e a ocupar espaços físicos, mas teve seu caminho e formato modificados devido às necessidades de cuidados sanitários durante a pandemia.

“EuMedeia” foi lançada e disponibilizada pela primeira vez para imersão do público em 2021. Na equipe que participou da criação da obra estão figuras como o multiartista Glauber Xavier, que exerceu várias funções no projeto, o artista e pesquisador Flávio Rabelo, que fez a direção cênica, a atriz Gessyca Geyza, responsável pela preparação corporal de Valéria, e o artista digital Eduardo Liron, programador da plataforma.

Clique aqui para acessar “EuMedeia” dentro da programação do festival Ecrã.

SOBRE A AUTORA

Valéria Nunes é atriz, dançarina, pesquisadora, dramaturgista e diretora audiovisual. Trabalha seu corpo por meio da dança há mais de trinta e cinco anos. Possui graduação em Artes Cênicas (UFAL) e mestrado em Cinema e Narrativas do Contemporâneo (UFS). É professora do curso de Dança da Escola Técnica de Artes da UFAL.

FICHA TÉCNICA DE “EUMEDEIA”

Concepção, textos e performance: Valéria Nunes. Dramaturgia e Narrativa audiovisual interativa: Valéria Nunes, Flávio Rabelo e Glauber Xavier. Direção cênica: Flávio Rabelo. Direção audiovisual: Glauber Xavier. Preparação corporal: Gessyca Geyza. Consultoria dramatúrgica: Thiago Sampaio e Gustavo Felix. Programação da plataforma audiovisual interativa: Eduardo Liron. Designer de layout: Ulysses Ribas. Videomakers: Valéria Nunes, Glauber Xavier e Mayra Costa. Fotos: Valéria Nunes e Glauber Xavier. Assistência de produção: Renah Berindelli. Montagem e desenho de som: Glauber Xavier. Trilha sonora: Glauber Xavier. Participação especial espontânea: Yara Jaya. Participações: Amanda Môa, Cida Araújo, Elizabeth Caldas, Eulina Acioli, Evelyn Gomes, Flávia Correia, Flori Jácomo, Gessyca Geysa, Maria Aparecida Nunes, Ivana Iza, Joelma Ferreira, Juliana Barreto, Leide Serafim, Lis Queiróz, Luana Queiróz, Maria Eliane Menezes, Mayra Costa, Renah Berindelli, Telma César e Medeia.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*