Texto: Dobra (dir. Isabella Lucena e Gabriel Carioly)

Texto: Elizabeth Caldas. Revisão: Larissa Lisboa. Imagem: Divulgação.
Dobra,  dirigido por Isabella Lucena e Gabriel Carioly com orientação de Raquel do Monte é um média metragem de pesquisa e investigação do corpo gordo nas reflexões de suas personagens.

“Ser gorda é lutar todo o dia”. Já na primeira fala de uma das entrevistadas, é possível perceber a narrativa escolhida. Um filme quase confissão, quase denúncia, quase um manifesto, que se propõe a dar voz (e exposição) às três mulheres com falas emocionadas que retratam e repetem o cotidiano de mulheres que debatem e discutem a posição do corpo de uma mulher gorda numa sociedade gordofóbica.

É visível uma preocupação em normatizar o que não é falado corriqueiramente (impunemente). O que se tem (tinha) vergonha. A busca pela discussão da representatividade e da exibição do corpo gordo e suas dobras em falas como ser gorda “é questão de resistência”, “o gordo vai ocupar” e “hoje quem decide sobre o meu corpo sou eu” demonstram logo que a gorda que antes só podia ser a engraçada (se auto depreciando), agora é pesquisadora, entrevistada e cineasta.

Jean – Claude Carrière, explica com muita poesia o que ele chama de fenômeno da identificação no cinema. “A transferência mágica, a passagem secreta de um coração ao outro – provavelmente está além da explicação racional. Ele mexe em demasia com parâmetros parcamente conhecidos.”

Neste processo de pesquisa, a exposição de um corpo na praia e o uso de biquíni, num poste de pole dance, ou no mercado de trabalho, são algumas questões levantadas que demonstram a resistência diária. Perpassam pela gordofobia médica em sua desumanização do corpo gordo e pelo mercado da moda, ao negar o simples acesso a roupas ou impossibilidade de mobilidade no transporte público. A marginalização da vida afetiva tendo seu desejo e prazer fetichizados, completam temáticas que chegam a parecer banais mas ainda  frágeis ou com distorcidas representatividade em discussões discriminatórias.

O que Carrière fala de transferência mágica, em personagens tão reais e corriqueiros, podemos pensar nos conceitos da representatividade e da empatia. É se reconhecer e conhecer o outro, o que está ao seu lado numa cadeira apertada no ônibus ou na mesa do bar ou incomodada vestida na areia da praia tentando parecer confortável.”

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