Um cinema só pra elas: Mirante Cineclube comemora três anos com homenagem a nordestinas

Texto: Assessoria. Fonte: TNH1

Quantos filmes dirigidos por mulheres você assistiu ano passado? Destes, quantos foram de brasileiras? E de nordestinas? Foi pensando na disparidade entre os gêneros também presente no audiovisual, no lugar da mulher no fazer cinema e na necessidade de construir um olhar diverso sobre os filmes produzidos no Brasil que o Mirante Cineclube escolheu o tema “Mulheres do Nordeste” para iniciar as atividades de 2020. O cineclube promove neste sábado, dia 07 de março, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a “Virada Miranteira – Mulheres do Nordeste”. O evento, que marca também o aniversário de três anos do grupo, é gratuito e tem início às 23h. Os convites, limitados à capacidade do cinema, podem ser retirados individualmente na bilheteria do Centro Cultural, das 18h às 20h30.

“A gente pensou nessa virada porque coincidiu de ser o dia da mulher, uma feliz coincidência. Então, como a gente vem fazendo sessões especiais no nosso aniversário, juntamos esses dois momentos para fazer uma sessão de mulheres, diferente de todas as que a gente já fez, pra que fosse marcante”, conta Maysa Reis, mestranda em cinema e integrante do cineclube. Para a cineclubista Beatriz Vilela “a Virada é uma forma de fortalecer o protagonismo feminino no audiovisual”, e destaca o caráter coletivo na construção do evento.

Segundo Maysa, construir a “Virada” também está sendo possível graças ao fato de o cineclube ter sido um dos vencedores do edital de audiovisual promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) no ano passado e à parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara. Ela reforça que a exibição de filmes de diretoras não é novidade para o grupo, mas que desta vez optaram por abordar especificamente as mulheres do Nordeste, pelo fato de se conhecer muito pouco o trabalho delas e pela possibilidade de se discutir, também, a representação dessas mulheres na tela a partir dos seus próprios olhares.

“Escolhemos ‘Amor, plástico e barulho’ para abrir a sessão por ser um filme que tem o Nordeste como tema e universo central e que traz duas personagens mulheres como principais”, explica a cineclubista. Na ocasião, a diretora do longa, a pernambucana Renata Pinheiro, estará presente e participará do debate após a exibição.

A programação contará ainda com dois blocos de filmes de curtas-metragens. Seguindo uma prática de integrar diversas artes, o evento contará ainda com uma instalação, no hall do Arte Pajuçara; e uma atração musical, com Thame Ferreira e Chico Torres, também integrantes do cineclube. O cartaz da mostra tem como imagem uma fotografia realizada pela alagoana Amanda Bambu, uma homenagem àquelas que usam o poder das lentes para ressignificar o lugar da mulher. Segundo Rose Monteiro, uma das responsáveis pela Virada, o Mirante também fará uma homenagem a três mulheres que possuem ampla atuação no audiovisual alagoano e que são cineclubistas: Alice Jardim, Ismélia Tavares e Nataska Conrado.

“O segundo bloco é formado por filmes escolhidos pelas nossas homenageadas”, conta Rose, que elogia a escolha e destaca as diferentes questões trazidas pelos curtas. Os selecionados são todos alagoanos: Rua das Árvores (2013), de Alice Jardim; Maré Viva (2011), de Alice Jardim e Lis Paim; e “Os Desejos de Miriam” (2017), de Nuno Balducci. “A seleção das homenageadas permeia vários aspectos, as transformações urbanas, a pulsação da cidade e a pulsação do desejo da mulher”.

Rose também é responsável, junto com as outras integrantes que compõem o Mirante Cineclube, pela curadoria da terceira etapa, que exibe cinco curtas dirigidos por mulheres de vários estados do Nordeste, escolhidos para apresentar vários olhares sobre a região e sobre a mulher. “A gente teve uma preocupação em contemplar a diversidade”, destaca, enfatizando a necessidade de quebrar os estereótipos que relacionam sempre o Nordeste à seca e ao Sertão.

Após a exibição do último bloco, prevista para encerrar às 5h, será oferecido um café da manhã aos espectadores.

Programação
23h – Exibição do filme “Amor, plástico e barulho”, de Renata Pinheiro, seguido de debate com a diretora

01h30 – Comemoração de aniversário de 03 anos do Mirante Cineclube e homenagem às cineclubistas Alice Jardim, Nataska Conrado e Ismélia Tavares

02h – Exibição de curtas selecionados pelas homenageadas:
– Rua das Árvores (2013), Alice Jardim;
– Maré Viva (2011), Alice Jardim e Lis Paim
– Os Desejos de Miriam (2017), Nuno Balducci

03h –Apresentação musical de Thame Ferreira e Chico Torres

03h45 – sessão de curtas “Mulheres Nordestinas”
– Delas, Karina Liliane, AL
– Caixa D’água – Qui-Lombo é esse, Everlane Moraes, SE
– Maré, Amaranta César, BA
– Terremoto Santo, Bárbara Wagner e Benjamin Burca, PE
– (B)elas, Nádia de Cássia, , MA

05h – Café da manhã

Realização: Mirante Cineclube e Centro Cultural Arte Pajuçara
Patrocínio: Prefeitura de Maceió – FMAC
Apoio: restaurantes Ser-afim e Lali – cozinha afetiva; Bagaceira filmes e Alagoar

Serviço:

“Virada Miranteira – Mulheres do Nordeste”
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara
Data: sábado, 07/03
Horário: início às 23h
Sessão gratuita com ingressos distribuídos na bilheteria do Arte Pajuçara, das 18 às 20h30, no dia do evento. Após esta hora, apenas com os integrantes do cineclube.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*