Apresente o cartão de vacinação e pague meia entrada nas sessões do filme alagoano CAVALO

Texto: Beatriz Macruz. Imagens: divulgação

Com direção de Rafhael Barbosa (“O que Lembro, Tenho”) e Werner Salles Bagetti (“Exu – Além do Bem e do Mal”), CAVALO é um filme híbrido, que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação para  falar sobre a memória da ancestralidade no corpo.

A estreia de CAVALO é pioneira pois se trata do primeiro filme alagoano produzido com edital público. O longa foi lançado no dia 12 de agosto pela Descoloniza Filmes e pela La Ursa Cinematográfica nas salas de cinema de Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e nas principais plataformas digitais. Nesta quinta-feira, 19 de agosto, CAVALO chega aos cinemas de Fortaleza, Manaus e ganha uma sessão especial em Aracaju, seguida de debate com Rita Maia, integrante do Quilombo Ubuntu de Teatro Negro.

A partir desta quinta-feira passa a valer também a promoção O BRASILEIRO PERFORMANDO IMUNIZADO, que oferecerá meia-entrada nas sessões de CAVALO a quem apresentar o seu cartão de vacinação da Covid-19 nos cinemas de São Paulo, Manaus, Maceió e Fortaleza.

A promoção é inspirada no vídeo do humorista Esse Menino (@essemenino), que viralizou no Instagram ao satirizar os atrasos na compra e distribuição de vacinas para Covid-19 por parte do Governo Federal.

Para Ibirá Machado, diretor da distribuidora Descoloniza Filmes, “diferentemente de algumas outras obras que já distribuímos pela Descoloniza Filmes, o filme CAVALO não tem sido desafiador no ponto de vista de conseguir espaço para sua circulação – garantimos um bom circuito exibidor em salas de cinema, bem como licenciamos o filme para a televisão, através do qual ele também chegou em algumas plataformas de streaming”. Segundo ele, trata-se de um reflexo da qualidade artística do filme das possibilidades de diálogo e participação no contexto sócio-político e cultural do país que o filme oferece, “tudo isso foi possível por mérito do próprio filme, não necessariamente pela qualidade (excepcional) de sua campanha. Talvez justamente por isso, a distribuição de Cavalo abriu caminho para a criatividade, a olharmos para suas várias camadas e transformá-las em ações; numa dessas, lembrando o dia de Omolu em 16 de agosto, orixá do filme e também da cura, em dois tempos foi feita a ponte para o momento em que vivemos – pandêmico e político -, e oferecemos aos exibidores a possibilidade da meia entrada ser dada àqueles que apresentarem a carteira de vacinação”, explica o distribuidor. “É simples, mas é simbólico, porque é afirmativo, é propositivo e é estratégia de campanha, porque tem o potencial de atrair mais público ao filme”, arremata.

SOBRE O FILME

Cavalo é também o termo usado nas religiões afro-diaspóricas, como a Umbanda e o Candomblé, para denominar os praticantes que são capazes de receber entidades em seus corpos. A incorporação no cavalo não é apenas mental ou espiritual – ela passa por todo o corpo. Da mesma forma, CAVALO não é um filme que tenta desvendar ou explicar a religiosidade, mas toma carona na experiência singular do corpo para acessar a memória, a ancestralidade e a construção de identidade de seus personagens.

Compõem o elenco Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Roberto Maxwell  e Sara de Oliveira. O grupo foi selecionado após um teste de elenco, e passou a conviver num intenso processo de preparação. Na proposta de criação coletiva, os protagonistas foram provocados a construir performances inspiradas pelo arquétipo do cavalo e suas muitas simbologias.  Performance, dança e rito se entrecortam em três eixos narrativos.

Contemplado no Prêmio Guilherme Rogato, da prefeitura de Maceió, e contando com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA para sua realização, CAVALO é o primeiro longa-metragem fomentado por um edital público realizado em Alagoas, o que representa um marco para a política cultural do estado.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO 19 A 25 DE AGOSTO

ARACAJU Cine Vitória – SESSÃO ÚNICA 19/08 – 15H | Seguida de debate com Rita Maia (Quilombo Ubuntu de Teatro Negro)
MACEIÓ Cine Arte Pajuçara – 18h30 (exceto segunda)
FORTALEZA Cine Dragão do Mar – 19h
MANAUS Cine Casarão – Qui – 16h30, Sáb – 15h30 e Qua – 16h30
SÃO PAULO
Petra Belas Artes – 16h45
Espaço Itaú Augusta Anexo -16h10
Espaço Itaú Frei Caneca – 14h
RIO DE JANEIRO Espaço Itaú Botafogo – 13h30
BRASÍLIA Espaço Itaú Brasília – 16h40
BELO HORIZONTE Una Cine Belas Artes – 14h

FICHA TÉCNICA CAVALO
SINOPSE: Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos são provocados a um mergulho em suas ancestralidades.
SITE OFICIAL: www.cavalofilme.com.br
TRAILER OFICIAL: https://bit.ly/3hcgGDs
Dir. Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti |Documentário | 85 min.|Brasil
Roteiro e direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Preparação de elenco: Glauber Xavier e Flávio Rabelo
Direção de produção: Adriana Manolio
Produção executiva: Valeska Leão
Assistência de produção: Renah Roxo Berindell
Som direto: Simone Dourado
Direção de arte: Nina Magalhães e Weber Salles Bagetti
Montagem: Werner Salles Bagetti e João Paulo Procópio
Direção de fotografia: Roberto Iuri
Assistência de câmera: Chapola Silva
Edição e mixagem de som: Lucas Coelho
Finalização: Gabriel Çarungaua
Assistência de direção: Guilherme César
Iluminador: Moab de Oliveira Santos
Trilha sonora original: Luciano Txu
Elenco: Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Robert Maxwell e Sara de Oliveira

PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAIS

  • Estreia nacional na Mostra De Cinema de Tiradentes 2020;

  • Selecionado para o 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba;

  • Selecionado para o 4º Ecrã – Festival de Experimentações Audiovisuais;

  • Selecionado para  7º Festival Latinoamericano de Cine de Quito – FLACQ;

  • Selecionado para o Mimesis Documentary Festival 2020,

  • Selecionado para o 13ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul;

  • Selecionado para o Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF 2020,

  • Selecionado para a III Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB 2020);

  • Selecionado para o forumdoc.bh.2020,

  • Selecionado para Cine Cipó – Festival de Cinema Insurgente 2020;

  • Selecionado para o Nicho Novembro 2020;

  • Selecionado para Olhar do Norte 2020;

  • Selecionado para a II Mostra Quilombo de Cinema Negro;

  • Selecionado para o Festival Inshadow – Lisbon Screendance Festival 2020;

  • Selecionado para o Festival BIdeOtik – Azkuna Zentroa Bilbao 2021;

  • Selecionado para a 7ª Mostra de Cinema de Gostoso 2021;

  • Selecionado para a III Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste;

  • Selecionado para a EGBÉ –  Mostra de Cinema Negro em Sergipe 2021;

  • Selecionado para a Mostra Negritude Infinita 2021;

  • Selecionado para a 7ª Mostra Cineclube Palmares;

  • Selecionado para o festival Cine Terreiro 2021;

  • Selecionado para o Festival Alagoanes 2021.

  • Festival Cine Seridó 2021;

SOBRE OS DIRETORES

Com trajetórias distintas no cinema, os diretores Rafhael Barbosa e Werner Salles têm desenvolvido uma parceria desde o documentário “Interiores ou 400 Anos de Solidão”, dirigido por Werner em 2012. “Cavalo”, o primeiro longa de ambos, soma as experiências de Rafhael em curtas de ficção (“KM 58”, “O Que Lembro, Tenho”), e de Werner (“Imagem Peninsular de Lêdo Ivo”, “História Brasileira da Infâmia – Parte 1”) em telefilmes documentais. Atualmente os diretores trabalham em seus primeiros longas de ficção, “Olhe para Mim”, de Barbosa,, e “Ed. Miami”, de Salles. Na sequência os dois irão dirigir o longa-metragem de animação “Utopia”, novamente em co-direção.

SOBRE A PRODUTORA | NÚCLEO ZERO – FILMES IMPERFEITOS

A Núcleo Zero – Filmes Imperfeitos é uma produtora audiovisual de Alagoas que atua desde 2003. Entre seus principais trabalhos estão os telefilmes “Imagem Peninsular de Lêdo Ivo”(2003) e “História Brasileira da Infâmia – Parte 1”, documentários contemplados no programa DocTV, e os curtas KM 58 (2011), “Interiores ou 400 Anos de Solidão” (2012),  “Exu Além do Bem e do Mal” (2012), “O que Lembro, Tenho” (2012) e  “Dialetos” (2014). Juntos, os filmes participaram de mais 50 festivais no Brasil e no mundo, a exemplo do Cine Ceará, Curta Brasília, Festival Internacional de Curta-metragem de São Paulo – Kinoforum, Curta-Cinema (RJ), Cine PE, Brazil CINE – Festival de Cinema Brasileiro da Escandinávia, Festival internacional Cinematográfico de Toluca – México, Lakino: Latin American Film Festival Berlin e El Festival de Cine Polo Sur Latinoamericano.

“Cavalo” é o primeiro longa-metragem da produtora, que atualmente desenvolve os longas “Ed. Miami” e “Utopia” (em coprodução com a La Ursa Cinematográfica).

SOBRE A DISTRIBUIDORA | DESCOLONIZA FILMES

Fundada em 2017 por Ibirá Machado, a Descoloniza Filmes nasceu com o propósito de equiparar a distribuição de filmes dirigidos por mulheres e que tragam novas propostas narrativas e temáticas, contribuindo com a construção de uma nova forma de pensar. Em 2018, a Descoloniza lançou o filme argentino “Minha Amiga do Parque”, de Ana Katz, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Sundance, “Híbridos – Os Espíritos do Brasil”, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, o chileno “Rei”, de Niles Attalah, vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Roterdã, e “Como Fotografei os Yanomami”, de Otavio Cury. Em 2019 codistribuiu junto à Vitrine Filmes a obra “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, e levou aos cinemas “Carta Para Além dos Muros”, de André Canto. Em 2020 distribuiu “Saudade Mundão”, de Julia Hannud e Catharina Scarpellini e em 2021 lançou “Castelo de Terra”, de Oriane Descout, e prepara os lançamentos de “Cavalo”, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, “Parque Oeste”, de Fabiana Assis, e “Sem Rosto”, de Sonia Guggisberg.

http://www.descolonizafilmes.com/

SOBRE A DISTRIBUIDORA | LA URSA CINEMATOGRÁFICA

A La Ursa Cinematográfica é a primeira produtora alagoana a também atuar no mercado de distribuição. É co-produtora e co-distribuidora do longa-metragem “Cavalo”. A empresa também possui em sua carteira os longas de ficção “Olhe para Mim”, de Rafhael Barbosa, “Ed.Miami”, de Werner Salles, e o longa de animação “Utopia”, segunda parceria de direção entre Rafhael Barbosa e Werner Salles depois de “Cavalo”. A La Ursa também distribui o telefilme documental “Histórias do Subsolo”, de Octávio Lemos, filme que aborda a tragédia urbana que afetou a moradia de mais de 50 mil famílias em Maceió, após um terremoto provocado pela mineração de salgema. Esses projetos foram contemplados em editais Ancine/FSAL e se encontram em diferentes etapas de realização. Entre outros trabalhos, a La Ursa também produziu os curtas “A Barca”, de Nilton Resende, selecionado para O Festival de Havana e para a Mostra Foco na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e “Ainda Te Amo Demais”, de Flávia Correia, selecionado para o Cachoeira Doc 2020, Curta Brasília 2020, e Mostra de Tiradentes 2021.

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