Cobertura: Mostra Panorama- Série 1

Texto: Emanuella Lima. Revisão: Larissa Lisboa. Imagem: divulgação.

Mostra Panorama- Série 1 | 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes 

A primeira série da Mostra Panorama é construída por quatro curtas metragens. Nesse recorte a curadoria composta por Camila Vieira, Felipe André Silva e Tatiana Carvalho Costa, traz personagens e enredos marcados pela força feminina.

A Mostra Panorama estreou na segunda-feira (24), os filmes ficam disponíveis por 24h na página da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 

E para abrir essa série de encontros temos o documentário Transviar, dirigido por Maíra Tristão. Nesse curta, conhecemos Carla, uma mulher transexual que cresceu em meio a tradição familiar das paneleiras de barro da Goiabeira. 

Carla faz parte da quarta geração de paneleiras de sua família e mesmo sendo uma mulher trans pegou gosto pela arte quando ainda era criança. 

No documentário, Carla conta que desde pequena tinha jeito com a produção de panelas e que começou aos poucos. Suas mãos, sua pele, seu rosto revelam sua história, por não se reconhecer em sua carne desde de muito cedo, Carla se redescobre em meio ao pisar do barro, cena que apresenta a personagem ao público. 

O ambiente onde Carla relata um pouco de sua vida parece ter sido pensado como o próprio verbo Transviar se explica. No manguezal onde não se tem certeza no que pisa é preciso continuar andando para atravessá-lo e mesmo tendo se desencontrado pelo caminho, Carla se reencontrou dentro de si e com o desprezo da mãe, aprendeu a ser só.

O curta Dois Bois do diretor Perseu Azul é forte do início ao fim. Nos 21 minutos em que se estende, a trama nos entrega aflição, angústia e um desejo imenso de saber o que está por vir. 

Logo na primeira cena somos arrematados pela dor do luto de um pai e de um filho que tinha acabado de perder o alicerce de sua casa. Em seguida e com tom de desprezo, Joana se apresenta, não sabemos ao certo o que esperar. 

A personagem se difere um pouco da realidade do pequeno rancho da família que ela parece ter abandonado quando decidiu sair de casa e ir morar na cidade. Ao voltar para se despedir da mãe, Joana recebe o descontentamento do pai.

O encontro abrupto dos dois parece que não tem fim, mesmo com tantos impasses, Joana decide ficar. O que se perde pelo caminho é que em meio aos conflitos vividos pelos personagens, existe um velho fazendeiro rico e que infelizmente é o verdadeiro pai de Joana. 

Esta que foi concebida pela violência da carne de sua mãe, resolve realizar o último desejo daquela mulher. 

Uma escola no Marajó, de Camila Kzan, é um curta que se passa nos dias chuvosos do inverno, em Curralinho, em meio a Ilha do Marajó, no estado do Pará.

Nesse filme as crianças da Escola Sitio Porto Alegre vivem suas aflições e dilemas para se deslocar até a unidade de ensino. Tomados pela dificuldade de locomoção, os pequenos têm dias mais longos na escola, isso porque o combustível utilizado no barco que faz o transporte das crianças está mais caro e é preciso diminuir as viagens.

A diretora da escola partilha a situação com os professores e estes não se opõem a ajudar. Enquanto esperam a próxima viagem de volta para casa, as crianças falam sobre seus sonhos e seus planos para o futuro, eles brincam e no meio daquele lugar constroem e vivenciam suas realidades, enquanto se preparam para ir em busca de um novo futuro.

O último filme dessa série de curtas é Curupira e a máquina do destino, de Janaina Wagner. O curta filmado no Amazonas nos lembra as lendas folclóricas contadas na época da escola, onde o Curupira, um homem pequeno com os pés para trás, assusta e confunde caçadores com suas travessuras.

Nesse filme, na Estrada Fantasma BR-319, Transamazonica BR-320 e na cidade real de Realidade presenciamos Iracema em seu espírito encarnado vagando pelas estradas buscando encontrar Curupira e vingar o futuro. 

Na trama, a personagem passeia por vários lugares, atravessa rios e estradas em busca desse amor. O encanto que marca essa encruzilhada foi marcado pela dor de uma ditadura que afastou os jovens apaixonados. 

E como forma de prece e durante a noite, Iracema adentra a mata e tem seu encontro tão esperado.

Acompanhe a 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes on-line pelo site.

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