Como espaço de experimentação, instrutora Gessyca Geyza, fala sobre oficina Laboratório da Cena: corpo e imagem

Texto: Emanuella Lima. Revisão: Larissa Lisboa Imagem: divulgação.

A primeira etapa da oficina teve início no dia 1º de feveiro e faz parte das ações formativas do Webinário Cultura e Cinema

O Webinário Cultura e Cinema, realizado pelo Alagoar e contemplado no edital  nº 18/2020 – Prêmio Vera Arruda, iniciou suas ações formativas na última semana, em parceria com coletivos e colaboradores que compartilharam conteúdos artísticos e técnicos, voltados para a relação entre a cultura e o audiovisual.

Com o objetivo de abranger diferentes áreas da cultura, o Webinário vem oferecendo cursos e oficinas que visam contribuir no processo formativo em Alagoas. Vale lembrar, que devido a pandemia da Covid-19, os cursos, oficinas e vivências estão acontecendo de forma online e gratuita.

A série de ações formativas teve início com a oficina, Laboratório da cena: Corpo e imagem realizada em parceria com o Coletivo Heteaçã, com as instrutoras, Gessyca Geyza e Joelma Ferreira. Durante a oficina, os participantes foram levados a experiências com seus corpos através das formas que enxergavam o mundo a sua volta, trazendo para cena perspectivas, imagens e espaços antes não observados.

Em entrevista ao Alagoar, a instrutora Gessyca Geyza, que é atriz, preparadora de elenco e diretora, falou um pouco sobre essa troca.

“O Laboratório foi um espaço destinado a experimentação, nele buscamos relacionar possibilidades criativas a partir do corpo e em relação com a câmera. Foi muito interessante ver como cada participante foi trazendo suas vontades e desenvolvendo caminhos possíveis para a realização delas”, explicou.

Participantes do Laboratório de Corpo e as instrutoras Joelma Ferreira e Gessyca Geyza.

Através desse processo de construção, Gessyca ressalta, como o espaço foi pensado para possibilitar tal experiência.

“Começamos pela construção de uma sequência de movimentos a partir da relação com o espaço, depois fomos inserindo camadas até chegarmos na relação com a câmera. Exploramos o encontro de técnicas da dança com técnicas teatrais para trabalharmos corpo, voz, intenção. Depois, partirmos para a imagem,  aguçando o olhar para as possibilidades de composição e criação de um vídeo”, pontuou.

Além disso, as instrutoras buscaram trazer para o curso provocações para que os participantes pudessem observar elementos poéticos durante seus processos de criação.

“Lançamos provocações como quais os elementos, cores, texturas, objetos podem integrar o seu vídeo? Quais as sonoridades que te interessam? Como o seu corpo se relacionará com a câmera, estará perto, longe? Qual o espaço da casa que se deseja enquadrar, revelar?  Assim, cada participante foi trazendo elementos poéticos para a sua criação.”, observou a instrutora.

A primeira etapa da oficina trouxe resultados diferentes, Gessyca explica que cada participante buscou experiências distintas com o processo de criação, após as apresentações os participantes do Laboratório conversaram sobre suas obras, expondo assim suas intenções com as performances apresentadas.

“Finalizamos a oficina com resultados bastante diversos. Alguns investigaram a palavra, outros a relação com sonoridades, a relação corpo-luz, a utilização de máscara teatral, a poesia… Por fim, destinamos um momento para a apreciação e bate papo sobre as criações.”, finalizou Gessyca.

A segunda etapa do Webinário, acontece de 16 a 19 de fevereiro, esse momento será composto por encontros com os realizadores das oficinas, abertos ao público e transmitidos pelo canal do Youtube do Alagoar.

O Webinário: Cultura e Cinema conta com apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Instrutoras do Laboratório de Corpo: Joelma Ferreira e Gessyca Geyza

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*