Festival Aqualtune De Cinema e Afrofuturismo convoca longa-metragens para exibições na Serra da Barriga e Maceió

Texto: Assessoria Festival Aqualtune.

O Festival Aqualtune De Cinema e Afrofuturismo está com inscrições abertas para filmes de longa-metragem até o dia 18 de outubro. Elas podem ser feitas pelo site https://festivalqualtune.com.br, onde também é possível consultar o regulamento.

Apresentando-se como uma das principais janelas nordestinas do Cinema Negro, a programação trará filmes em longa-metragem, curtas, experimentações provocativas e singulares de cinema expandido. Tudo isso poderá ser visto através de realidade virtual, projeção mapeada e outras experimentações de arte tecnológica que dialoguem com o conceito de Afrofuturismo, com obras de realizadores negres do Brasil, da África, do Caribe e outras diásporas. Os curtas-metragens exibidos na programação farão parte da Mostra Quilombo de Cinema Negro Indígena.

SOBRE O FESTIVAL

Alagoas carrega em sua história um dos símbolos mais fortes da resistência negra no mundo, o Quilombo dos Palmares. Apesar da imensurável importância reconhecida por estudiosos, a Serra da Barriga ainda necessita de ações e políticas públicas que contribuam para dinamizar o espaço do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (primeiro parque com temática negra criado no país), tornando-o visível para o mundo.

Nas matas fechadas da Serra, que alcança 500 metros de altitude, milhares de pessoas negras escravizadas encontraram refúgio durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Entre 1597 a 1965, mais de 20 mil pessoas viviam no Quilombo dos Palmares.

Evocando a imagem da guerreira Aqualtune, líder quilombola a frente do Quilombo dos Palmares, o Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo resgata o passado de resistência do território para provocar a mirada de um novo imaginário.

O festival propõe uma conexão com as raízes negras do Estado. Seu escopo promove uma conexão entre a capital alagoana e a Serra da Barriga, patrimônio histórico da América Latina, em União dos Palmares. As exibições de filmes e atividades formativas serão realizadas nesses dois polos. Um verdadeiro mergulho no imaginário negro alagoano através de uma experiência única: fazer do maior quilombo histórico uma sala de cinema.

As reflexões acompanham o festival com diversas oficinas, minicursos, masterclasses e a presença de pensadoras e pensadores de destaque do cinema negro brasileiro, reunidos para um momento de estudo e imersão nas trajetórias afrodiaspóricas a partir da perspectiva alagoana.

SOBRE AQUALTUNE

Pela dificuldades de fontes sobre o período, ela é considerada uma personagem semi-lendária. Tendo sido princesa do reino do Congo no século 17, Aqualtune liderou um exército de cerca de 10 mil pessoas, entre eles homens e mulheres, contra as investidas de forças portuguesas. Acabou derrotada e capturada por portugueses, a subjugando e vendendo para senhores de escravos brasileiros.

Chegando no Brasil, mais precisamente em Recife, foi vendida para o engenho de Porto Calvo, atual município de Alagoas. No entanto, ao saber sobre a existência do maior centro de resistência negra do Brasil, o Quilombo dos Palmares, não demorou muito para Aqualtune colocar em prática sua força de liderança e comandar uma fuga junto de outros companheiros em direção a Palmares.

Sendo muito respeitada entre os seus devido a sua realeza, conhecimento estratégico e político, logo se tornou uma das líderes do quilombo, onde teve mocambo que recebeu seu nome e ajudou a construir o maior quilombo da história brasileira. Teve seus filhos Ganga Zumba e Ganga Zona, dois grandes guerreiros, e Sabina, que supostamente seria mãe de Zumbi dos Palmares.

Apesar de sua importância ancestral, Aqualtune é pouco lembrada pela história. O Festival Aqualtune de Cinema Negro e Afrofuturismo crava o nome dessa rainha afro-brasileira como parte da história do Brasil e de Alagoas e simboliza a luta contra o sistema escravocrata, onde sua liderença contribuiu para a emancipação de diversas mulheres negras.

Além do nome do festival, Aqualtune dará nome a um prêmio especial. O Prêmio Aqualtune de Representação Negra será concedido ao filme que se destacar pela representação feminina negra de acordo com o júri oficial da mostra competitiva.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*