Crítica: Um passo nas Estrelas (dir. Danilo Souza)

Texto: Matheus Costa. Revisão: Leonardo Amaral

Toda noite eu ia para cama com ele.

O curta-metragem Um passo nas Estrelas é coerente ao enfatizar uma figura pública maceioense que não é percebida pelos maceioenses. Edmilson Mendes da Silva é cantor, compositor e radialista alagoano que sustenta sua casa através de pequenos shows realizados no centro de Maceió, pratica que se perdura ao longo de 48 anos.

A fotografia espelha a dificuldade que está presente na vida do artista. Esse olhar crítico sobre os problemas que são inerentes ao cotidiano do Edmilson é fundamental na construção do documentário, pois evita qualquer posicionamento ideológico alinhado a meritocracia. Além do mais, impede a romantização da pobreza.

O filme é potente ao construir a imagem de Edmilson como artista, uma vontade do protagonista, e não como pedinte. Mostrar ele contando sua história e cantando as músicas do cantor José Orlando é crucial para isso, assim como mostrar ao longo do filme que ele utiliza de instrumentos – pandeiro e gaita.

A escolha da narrativa audiovisual é certeira ao colocar Edmilson como protagonista, sem necessidade de intervenção. Pois ele é radialista e sabe melhor do que ninguém contar a sua história. Um dos grandes artistas maceioenses, um homem marcado pelas suas vivencias e que nos proporciona o melhor da arte alagoana.

1 Comentário em Crítica: Um passo nas Estrelas (dir. Danilo Souza)

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*